Velório de Papa Francisco reúne 150 mil fiéis no Vaticano
25/04/2025
A Basílica de São Pedro registrou a presença de aproximadamente 150 mil pessoas entre quarta-feira e a manhã de sexta (25), segundo informações da Sala de Imprensa da Santa Sé. O público prestou suas homenagens ao Papa Francisco, falecido aos 88 anos.
Na manhã de sexta, os cardeais se reuniram para a quarta Congregação Geral, iniciada às 9h10 no horário local. Após um momento de oração e juramento dos novos presentes, 33 intervenções trataram de temas ligados à Igreja. A leitura da Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis também continuou durante o encontro.
Dom Diego Ravelli, mestre das celebrações litúrgicas, explicou que os ritos fúnebres foram pensados “para refletir a simplicidade de um pastor, e não a pompa de um soberano”.
O velório encerrará com o fechamento do caixão do Papa, em uma cerimônia privada. No sábado (26), a Missa das Exéquias reunirá líderes internacionais. Presidentes da Argentina e da Itália ocuparão os primeiros assentos, seguidos por monarcas e chefes de Estado organizados por ordem alfabética em francês. A lista oficial das delegações deverá ser divulgada ainda nesta sexta.
Após a celebração, o cortejo seguirá até a Basílica de Santa Maria Maior, com o caixão visível durante os cerca de 30 minutos de trajeto. Tanto o sepultamento quanto o fechamento do esquife ocorrerão sem cobertura da imprensa ou presença de fiéis.
No domingo, os cardeais farão uma visita oficial ao túmulo de Francisco. A programação incluirá uma oração diante da imagem da Salus Populi Romani e a celebração conjunta das Vésperas. A próxima Congregação Geral acontecerá na segunda-feira (28), a partir das 9h.
Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.
Ok Política de Privacidade
Com um alcance de mais de 60 cidades, a Integração FM é
uma incrível ferramenta de divulgação para sua empresa.
Copyright 2022 - Todos os direitos reservados - Integração FM