Acesse
Também

Rádio Mampituba

Volume Play

Equalizador

Ao Vivo

OUÇA AGORA 91,7

Instagram

(48) 3535-1000

WhatsApp

Notícias

Conclave: Sete brasileiros estão na votação para novo Papa

voltar

Publicado em 07/05/2025 às 00:00, há 1 ano

A expectativa é grande, e às 14h (horário de Brasília), a primeira fumaça já surgirá: preta, indicando indefinição, ou branca, sinalizando a escolha do sucessor de Francisco.

De acordo com o próprio Vaticano, essa primeira votação costuma terminar sem consenso. “Hoje, a fumaça será preta”, disseram fontes próximas à Santa Sé.

Para que haja um novo Papa, são necessários ao menos 89 votos, ou seja, dois terços dos cardeais participantes. Desse modo, no segundo dia, na quinta, 8 de maio, estão previstas até quatro votações, aumentando a chance de definição.

Cardeais brasileiros na disputa do conclave

Entre os cardeais votantes no conclave 2025, sete são brasileiros. Nomes como por exemplo Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, e Dom Orani Tempesta, do Rio de Janeiro, têm relevância dentro da Igreja e podem exercer forte influência nas votações.

“É um momento histórico para todos nós”, declarou Dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus.

Embora ainda não haja revelalção do favorito, muitos olhos estão voltados para a participação ativa dos brasileiros no processo. Dom Sérgio da Rocha bem como Dom Jaime Spengler também estão entre os que participam diretamente desse momento decisivo para a Igreja Católica.

Quem são os brasileiros que podem se tornar papa

A fumaça do conclave 2025 continuará a ser observada atentamente. Se nesta quarta não houver decisão, a quinta-feira pode marcar o anúncio do novo Papa com a tão esperada fumaça branca.

O mundo católico aguarda ansiosamente e nós, brasileiros, podemos ter um deles no comando da Igreja Católica:

  • João Braz de Aviz, de 77 anos, arcebispo emérito de Brasília
  • Orani João Tempesta, de 74 anos, arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)
  • Sergio da Rocha, de 65 anos, arcebispo de Salvador (BA)
  • Leonardo Ulrich Steiner, de 74 anos, arcebispo de Manaus (AM)
  • Paulo Cezar Costa, de 58 anos, arcebispo de Brasília
  • Jaime Spengler, de 65 anos, arcebispo de Porto Alegre (RS)

Fonte: ofuxico.com.br/noticias/conclave-sete-brasileiros-estao-na-votacao-para-novo-papa

Política de privacidade

|

Copyright 2026 - Todos os direitos reservados - Integração 91,7 FM

SoftBest